Eleitores de Alto do Rodrigues escolhem os novos conselheiros tutelares neste domingo



Candidatos ao Conselho Tutelar de Alto do Rodrigues

Os eleitores de Alto do Rodrigues vão às urnas neste domingo, 1º de outubro, para escolher os cinco novos conselheiros tutelares para o mandato no quadriênio 2024-2028. A posse dos conselheiros eleitos está prevista para o dia 10 de janeiro de 2024.

Sete candidatos tiveram suas candidaturas homologadas. A votação acontece das 8h às 17h, na Escola Municipal Mosenhor Walfredo Gurgel e Francisco de Oliveira. Para votar é necessário ser maior de 16 anos, ter título de eleitor e domicílio eleitoral no município.

Importante conferir todos os locais de votações em Alto do Rodrigues e Distrtitos.

 O voto é secreto, direto, facultativo e só é permitido escolher um candidato. É importante levar um documento original oficial com foto ou o e-título.

No Rio Grande do Norte, este ano, a previsão é que a eleição do Conselho Tutelar tenha a participação de 20% a 25% do eleitorado do Estado. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) preparou e organizou o empréstimo de urnas eletrônicas e de lonas para as eleições.

 Os municípios que utilizarão as urnas eletrônicas neste domingo, serão aqueles com mais de 20 mil habitantes: Apodi, Areia Branca, Assu, Caicó, Canguaretama, Ceará-Mirim, Currais Novos, Extremoz, João Câmara, Macaíba, Macau, Mossoró, Nísia Floresta, Parnamirim, Natal, Nova Cruz, Santa Cruz, São Gonçalo do Amarante, Pau dos Ferros, São José de Mipibu e Touros. Nas demais cidades a votação se dará de forma manual, com a utilização de urnas de lona.

Geral

Eleitores dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros e do Distrito Federal vão às urnas neste domingo, para escolher os novos conselheiros tutelares do país.

Os conselhos tutelares são órgãos permanentes, autônomos e zelam pelo direito das crianças e dos adolescentes. Entre outras funções, o Conselho Tutelar é responsável por fiscalizar e monitorar entidades de atendimento infanto-juvenil tanto do poder público, quanto da sociedade civil.

Segundo dados da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Brasil conta atualmente com 6.100 conselhos tutelares espalhados por 5.570 municípios e entidades administrativas. Cada conselho possui 5 membros titulares.

Comentários