Prefeito de Natal reúne Gabinete de Crise e mantém em estado de alerta

 

Prefeito e secretários avaliaram as condições e providências devido às fortes chuvas (Foto: Joana Lima)

O prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos) se reuniu na tarde de sexta-feira, 14, com o Gabinete de Crise do Município para avaliar os danos provocados pelas chuvas que caíram na cidade entre o fim da tarde de quinta-feira, 13, e a madrugada de sexta. Além disso, foram discutidas as providências que poderão ser tomadas, caso se confirmem as previsões que indicam novas chuvas para este final de semana.

Segundo dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), foram registrados 97mm de chuva. O grande volume de água que caiu na cidade causou diversos transtornos.

O prefeito Álvaro Dias reiterou que as medidas estão sendo tomadas e que caso se confirme a previsão da meteorologia, que todos estejam preparados. “A nossa preocupação é com hoje à noite. Nos reunimos para ver que outras providências precisamos tomar caso realmente aconteça a previsão dita pela meteorologia. Vamos manter o Gabinete de Crise em alerta”, disse Álvaro Dias.

O secretário de Infraestrutura do município, Carlson Gomes, informou que toda a secretaria está de plantão, não somente as equipes que atuam nas lagoas de captação como também as responsáveis pelas vias afetadas.

“Estamos de prontidão. Juntamente com a Urbana, seguimos fazendo a limpeza das bocas de lobo, pois o acúmulo de lixo dificulta o escoamento e consequentemente as vias ficam alagadas. Por isso, estamos em alerta e prontos para amenizar os transtornos”, reforça o secretário.

Além do secretário Carlson Gomes, participaram da reunião a secretária de Planejamento Shirley Cavalcanti, a secretária Executiva de Concessões e Parcerias Público-Privadas Danielle Mafra, além de representantes das secretarias de Mobilidade Urbana (STTU), Comunicação Social (Secom), Defesa Civil Municipal e Guarda Municipal.

Com a chuva que caiu na noite de quinta e madrugada de sexta, quatro lagoas de captação transbordaram. Inclue-se também 350 famílias que foram afetadas com a água em suas casas, mas que não tiveram nenhuma gravidade maior e estão sendo monitoradas.

Já outras 33 famílias se encontram desabrigadas, mas sendo assistidas pelo município. Apesar de terem disponibilizado um CMEI, as famílias preferiram ficar na Escola Estadual Dom Avelino Dantas, localizada ao lado da lagoa do Santarém.

Fica o alerta para que se porventura a população precisar de ajuda, basta ligar para o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) através do 190 e será encaminhado para a Defesa Civil Municipal.

Comentários