Fotos e vídeos feitos por frequentadores da praia de Ponta Negra, em Natal, mostram a areia coberta por um material que aparenta ser formado por corais. Os registros são da última sexta-feira (06). A situação causou espanto e preocupação nos visitantes no último final de semana.
Segundo o secretário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, o material é, na verdade, resultado de um fenômeno natural conhecido como abrasão. Ele explica que as pedras já estavam na região e, devido à dinâmica costeira intensa e ao avanço da maré, tornaram-se mais visíveis.
“Esse fenômeno já foi registrado em outras praias de Natal. Com o avanço da obra da engorda, essas pedras devem ser cobertas novamente em cerca de 40 dias”, afirmou Mesquita.
O biólogo Guilherme Longo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), destacou que há relação entre o aparecimento do material e a relocação dos sedimentos marinhos realizada na obra de engorda da praia. “Parte desse sedimento é composta por fragmentos de rocha e por algas calcárias chamadas rodolitos. Essas algas formam grandes bancos sobre o sedimento marinho, armazenam muito carbono e reúnem grande diversidade. É possível que existam fragmentos de corais também, mas pelas fotos não dá para identificar. Dá para ver alguns fragmentos de rochas e rodolitos. Porém, já recebi outras imagens da engorda com fragmentos de corais”, afirmou Longo.
A obra de engorda da praia de Ponta Negra tem como objetivo conter o avanço do mar e ampliar a faixa de areia, protegendo a orla. O fenômeno observado faz parte das mudanças previstas na dinâmica da praia durante o processo, segundo os responsáveis pela intervenção.
Fonte: Portal da Tropical
Comentários
Postar um comentário