Governo do RN anuncia concursos públicos para EMPARN e IPERN com 106 vagas

 

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, anunciou na última sexta-feira (4) a realização de dois concursos públicos para órgãos estaduais. Um deles é da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (EMPARN), que já teve edital confirmado para este sábado (5), e o outro do Instituto de Previdência dos Servidores do RN (IPERN), que foi oficialmente autorizado. Juntos, os certames ofertarão 106 vagas para cargos de níveis médio e superior.

Segundo a chefe do Executivo estadual, a prova do concurso da EMPARN está marcada para o dia 22 de junho. O concurso da empresa acontece após um hiato de 31 anos sem seleção pública. Já o IPERN, que não realiza concurso há 47 anos, também irá renovar seu quadro de servidores.

“Hoje temos um anúncio histórico: concursos para dois órgãos fundamentais do nosso estado. O da EMPARN, voltado à pesquisa agropecuária, e o do IPERN, que atua na gestão previdenciária dos servidores públicos. São décadas de espera por essa reposição do quadro efetivo”, destacou Fátima Bezerra.

O secretário estadual da Administração, Pedro Lopes, detalhou que o concurso da EMPARN contará com 16 vagas imediatas, além de formação de cadastro de reserva. Os cargos ofertados são para Pesquisador e Técnico de Nível Superior (Analista).

O resultado final do certame está previsto para ser divulgado em 10 de outubro de 2025. A validade será de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período. As vagas são destinadas à ampla concorrência, mas haverá reserva legal para pessoas com deficiência, negros e pardos, conforme estabelecido no edital.

As inscrições para o concurso da EMPARN começam às 14h do dia 7 de abril e seguem até as 23h59 do dia 8 de maio. O processo será conduzido pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN), através do site oficial da banca organizadora.

O concurso da EMPARN será dividido em três etapas: prova objetiva para todos os candidatos, prova discursiva (exclusiva para cargos de nível superior) e análise de títulos (apenas para a função de Pesquisador).

O edital contempla vagas em diversas áreas de atuação, como Meteorologia, Aquicultura, Produção Animal e Vegetal, Contabilidade, Administração, Direito, Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica, Técnico Agrícola ou Agropecuário, e Técnico em Laboratório.

Comentários